Últimos assuntos
» Velocímetro morto, mais essa !
Seg Jun 15, 2015 11:30 am por Admin

» JAC - Desvaloriza muito ?
Qua Fev 11, 2015 1:06 pm por Zepelim

» Chave do Jac Motors J3 não funciona.
Ter Nov 04, 2014 1:16 pm por ceciliac

» Mecânico no RJ
Ter Jul 22, 2014 12:19 am por Tatiene

» local onde existe tec especializados jac motor
Ter Jul 22, 2014 12:12 am por Tatiene

» Dúvida injeção eletrônica
Sab Jul 05, 2014 7:02 pm por tec carlos

» Pneu Champiro 128 185/60 R15
Ter Jul 01, 2014 10:51 am por Prechet

» EPC x gasolina aditivada ?
Sab Jun 21, 2014 1:35 am por mec.carlos

»  [DÚVIDA] Mau cheiro saindo do ar condicionado
Sab Jun 21, 2014 1:29 am por mec.carlos

Links Relacionados
Links Relacionados
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Autos Segredos descobre falha de projeto do JAC J3

Ir em baixo

Autos Segredos descobre falha de projeto do JAC J3

Mensagem por renato em Qui Out 27, 2011 7:15 am

Como todos sabem, estamos com uma unidade do hatch J3 cedido pela JAC Motors para avaliação pelo blog. Nesses dez dias de contato acabei por descobrir uma falha de projeto no veículo. O chinês pode ser facilmente arrombado, pela grade dianteira, pois o cabo de aço fica claramente à mostra, bastando simplesmente encostar nele com a ponta dos dedos para abrir o capô.

O pior é que o alarme não dispara e toda a ação dura apenas alguns segundos. Consultada, a marca diz que já fez contato com a China para buscar uma solução para o problema. Para ilustrar a matéria eu e o Alexandre Soares produzimos o vídeo acima, que mostra como é fácil invadir o J3. Deixamos claro que a reportagem não tem intenção alguma de prejudicar o fabricante ou os proprietários do modelo, sendo apenas uma alerta para que haja uma solução para a falha.

Em setembro do ano passado o Autos Segredos já tinha descoberto outra falha dos fabricantes. Na ocasião a Citroën instalou no AirCross cintos curtos impedindo a instalação do Bebê Conforto, como a unidade era uma pré-série a marca agiu rápido e trocou o cinto dos demais modelos (veja aqui).

Reportagem | Marlos Ney Vidal e Alexandre Soares
Imagens | Alexandre Soares

Fonte: http://autossegredos.com.br/?p=18094

renato

Ver perfil do usuário

Re: Autos Segredos descobre falha de projeto do JAC J3

Mensagem por renato em Qui Out 27, 2011 7:16 am

Agora é aguardar a JAC achar uma solução pra isso, mais uma enrolação igual a do módulo dos vidros... vou tentar resolver da minha forma (se alguém tiver sugestão, postem aí) e se falarem que perderei a garantia ainda entro na justiça por falta de segurança (e ainda incluo no meio a falta dos sensores volumétricos do alarme).

renato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fabiana em Qui Out 27, 2011 9:10 am

MEU DEUS...

ESPERO QUE OS LADRÕES DE CARROS NÃO VEJAM ESTE VIDEO...

EM RELAÇÃO O MODULO DOS VIDROS... TEM A SINAL VERDE QUE ESTÃO COLOCANDO.

FICA NO AV. BRASIL PERTO DA PRAÇA RAUL SOARES. ACHEI LÁ UM EMPRESA SÉRIA.

Fabiana

Ver perfil do usuário

Mensagem por renato em Qui Out 27, 2011 9:42 am

Fabiana escreveu:MEU DEUS...

ESPERO QUE OS LADRÕES DE CARROS NÃO VEJAM ESTE VIDEO...

EM RELAÇÃO O MODULO DOS VIDROS... TEM A SINAL VERDE QUE ESTÃO COLOCANDO.

FICA NO AV. BRASIL PERTO DA PRAÇA RAUL SOARES. ACHEI LÁ UM EMPRESA SÉRIA.

Sim, mas além do valor ser absurdo (280 reais, putz, isso custa menos de 50 reais!) a concessionária pode alegar a perda de garantia... eu só faria se a sinal verde se comprometesse por escrito de que eu não perderei a garantia. Não existe uma forma de instalar algo assim sem pelo menos descascar os fios, tem q ver se o povo da jac não vai encrespar, já que tudo é motivo para perder a garantia (e ainda falam isso de boca cheia como vi quando fui fazer a revisão).

renato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Diarioj6 em Sex Out 28, 2011 1:34 am

Nossa. Essa foi de doer mesmo.
Mas lembren-se que não é privilégio de carros chineses.
O Golf também tinha uma falha que permitia abrir o carro com uma simples chave de fenda.
Recentemente também tivemos a polêmica com a tampa do porta malas do Honda Civic.
Esperamos que JAC Motors tenha agilidade para corrigir a falha.

DiárioJ6
Diarioj6

Ver perfil do usuário http://www.diarioj6.com

Mensagem por renato em Sex Out 28, 2011 12:10 pm

Testei no meu e realmente o carro abre... tem que arrumar um jeito de prender o conduíte no ferro que ele fica encostado, fazendo isso a abertura só funcionaria por dentro do carro (puxando o cabo de aço)...

renato

Ver perfil do usuário

Mensagem por felizproprietario em Dom Out 30, 2011 10:08 am

Tambem testei e abriu.
Sinistro, eles vao ter q corrigir a fazer um recall, se quiserem manter a imagem seria.

quanto aos ladroes, podem ter certeza q ja sabem disso há muito............

felizproprietario

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcos em Dom Out 30, 2011 10:46 am

Preocupante e não vi a JAC se pronunciar sobre isso. Antes do J3 tive um corsa com trava elétrica e aquele botão no porta-malas. Na primeira vez que deixei na rua meteram uma chave de grifo e abriram o porta mals sem ligar o alarme. A GM nunca resolveu isso nem me deu garantia.

Marcos

Ver perfil do usuário

Mensagem por renato em Dom Out 30, 2011 10:45 pm

Ja enviei uma reclamação pelo site e disseram que estão "analisando a situação junto a equipe tecnica" e "bla bla bla"... seguinte, se roubarem QUALQUER coisa no meu carro por causa disso eu registro BO e entro no JESP para ressarcimento. Simplesmente isso, pq estou com medo de parar em qualquer lugar.

Mas ajudando a todos eu analisei a situação e percebi que o ideal é colocar umn cano de ferro do tamanho do conduite que passa em frente ao radiador, so preciso tentar desmontar a grade frontal que é presa ao parachoque... Tentei tirar mas ainda não conseguir, assim que conseguir posto o passo a passo aqui!

renato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcos em Seg Out 31, 2011 2:08 pm

Talvez uma chapa em U aplicada à frente do conduíte resolva o problema, pois o objetivo é fazer com que o conduíte não possa ser dobrado. Mas nada de ferro, que enferruja, sugiro aço inox. O dífícil será a fixação. Vou pensar em algo também.

Marcos

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fabiana em Seg Out 31, 2011 5:41 pm

AGORA VAMOS AGUARDAR PARA JAC FAZER UM RECAL!!! EU APOSTO EM 2014 TALVEZ DEVEM CHAMAR....KKKK

POIS O MODULO DO VIDRO ATÉ HOJE NÃO FOI HOMOLOGADO.

Fabiana

Ver perfil do usuário

Mensagem por renato em Seg Out 31, 2011 6:09 pm

Marcos escreveu:Talvez uma chapa em U aplicada à frente do conduíte resolva o problema, pois o objetivo é fazer com que o conduíte não possa ser dobrado. Mas nada de ferro, que enferruja, sugiro aço inox. O dífícil será a fixação. Vou pensar em algo também.

Bastaria tratar o cano de aço, envernizar ou pintar que ficaria legal... um cano em U tb ficaria legal, mas ele teria que ser MUITO bem soldado para não poder ser removido!

Ainda não tive tempo de olhar direito nem liguei na concessionária, alguém já ligou?

renato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Ter Nov 01, 2011 4:07 pm

Calma, gente, acho que não há motivo para pânico.

Para quê, afinal, alguém iria querer roubar um JAC?

- o carro está amarrado a uma garantia de 6 anos
- não há peças fora da rede JAC
- não há oficina especializada fora da rede JAC
- a rede JAC ainda tem abrangência pequena
- não há mão-de-obra treinada fora da rede JAC
- todo serviço, portanto, deve ser realizado na rede JAC, mesmo a instalação de acessórios ou simples troca de óleo
- só nos é permitido, fora da rede JAC, lavar, abastecer, calibrar pneu, completar a água do llíquido de arrefecimento e completar o líquido de lavagem do parabrisas.
- seria facilmente identificável, ao realizar um "pit stop", que trata-se de um veículo no mínimo suspeito, por causa da ausência da documentação e do manual da garantia.
- quem iria querer comprar "no paralelo" um carro com tantas amarras?

Poucos motivos justificariam desativar o alarme do carro usando o artifício descoberto pelo blog AutoSegredos.

- entrar no habitáculo para roubar objetos pessoais ou acessórios de valor (pessoal da central multimídia, cuidado!) - para isto o insulfilm escuro dá alguma proteção.
- ter acesso interno ou externo ao porta-malas para roubar algo de valor que o ladrão provavelmente já saiba que está lá.

Mesmo para roubar peças do veículo para revendê-las no paralelo (a quem?), melhor seria rebocá-lo para longe e trabalhar com calma em algum fundo de quintal.

Se for para usar o JAC em um "bonde" ou para um assalto, o roubo seria feito no trânsito, com arma em punho ameaçando a vida do motorista, e disto nenhum de nós infelizmente está livre.

Pode ser que eu tenha me esquecido de algo, mas não consigo imaginar porque a JAC acharia que há urgência em resolver este tipo de problema.

Entretanto, acho que devemos sim reclamar com a JAC para que seja dada uma solução, porque com o tempo este cenário vai se modificar, certamente.

Monmartin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcos em Ter Nov 01, 2011 4:31 pm

Acho que a maior preocupação seria vandalismo ou furto de estepe e itens pessoais. Afinal, estamos numa terra onde se permite de tudo sem grandes punições. Creio que a JAC poderia desenvolver alguma proteção adicional, talvez um kit com uma chapa protetora aparafusada ao monobloco.

Marcos

Ver perfil do usuário

Mensagem por renato em Ter Nov 01, 2011 5:06 pm

Monmartin escreveu:Calma, gente, acho que não há motivo para pânico.

Para quê, afinal, alguém iria querer roubar um JAC?

- o carro está amarrado a uma garantia de 6 anos
- não há peças fora da rede JAC
- não há oficina especializada fora da rede JAC
- a rede JAC ainda tem abrangência pequena
- não há mão-de-obra treinada fora da rede JAC
- todo serviço, portanto, deve ser realizado na rede JAC, mesmo a instalação de acessórios ou simples troca de óleo
- só nos é permitido, fora da rede JAC, lavar, abastecer, calibrar pneu, completar a água do llíquido de arrefecimento e completar o líquido de lavagem do parabrisas.
- seria facilmente identificável, ao realizar um "pit stop", que trata-se de um veículo no mínimo suspeito, por causa da ausência da documentação e do manual da garantia.
- quem iria querer comprar "no paralelo" um carro com tantas amarras?

Poucos motivos justificariam desativar o alarme do carro usando o artifício descoberto pelo blog AutoSegredos.

- entrar no habitáculo para roubar objetos pessoais ou acessórios de valor (pessoal da central multimídia, cuidado!) - para isto o insulfilm escuro dá alguma proteção.
- ter acesso interno ou externo ao porta-malas para roubar algo de valor que o ladrão provavelmente já saiba que está lá.

Mesmo para roubar peças do veículo para revendê-las no paralelo (a quem?), melhor seria rebocá-lo para longe e trabalhar com calma em algum fundo de quintal.

Se for para usar o JAC em um "bonde" ou para um assalto, o roubo seria feito no trânsito, com arma em punho ameaçando a vida do motorista, e disto nenhum de nós infelizmente está livre.

Pode ser que eu tenha me esquecido de algo, mas não consigo imaginar porque a JAC acharia que há urgência em resolver este tipo de problema.

Entretanto, acho que devemos sim reclamar com a JAC para que seja dada uma solução, porque com o tempo este cenário vai se modificar, certamente.

Q? quer dizer q vc se sente seguro parando seu carro na rua com qualquer coisa dentro??? pense que dá simplesmente pro cara enfiar a mão na grade, abrir o capo e roubar no minimo uma bateria (digo no mínimo pq tem peças caras no motor que podem ser removidas) em menos de 2 minutos, fora estepe no porta-malas (sim, pneu é caro e não ligam pra marca de carro) e itens pessoais dentro do carro (como gps, uma mochila ou qualquer coisa), agora quem tem um J3 simplesmente não pode andar com NADA dentro do carro enquanto isso for plausível.

renato

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Ter Nov 01, 2011 5:40 pm

RAGM,

Para roubar algum objeto de um carro parado na rua com "qualquer coisa dentro", basta encostar com a moto, mandar uma pedra no vidro, subtrair o objeto e cair fora, com alarme tocando ou não. Tudo isto ocorre muito rápido.

Roubar bateria de JAC pra quê? Nos primeiros 2 anos todos estarão com suas baterias novas e, salvo alguma rara exceção, todas funcionando.

Roubar peça do gabinete do motor do JAC desta forma pra quê? Não tem mercado pra ela.

Roubar aquele estepe fininho e de bitola diferente pra quê? Não tem mercado paralelo pra ele.

Agora, se você instalar por conta própria um caro kit multimidia no painel, aí pode deixar realmente algum ladrão tentado a roubá-lo porque isto tem mercado paralelo para venda.

Monmartin

Ver perfil do usuário

REVISÃO DOS 2500KM FEITO AOS 2986KM

Mensagem por LEANDRO VITOR em Qua Nov 02, 2011 10:07 am

Bom pessoal, assim como no topico que postei sobre a real aparencia do meu J3 nos 1800km, no qual listei
uma serie de pontos a favor e alguns probleminhas que surgiram durante este periodo, e outras derogas de projeto,
estarei listando abaixo a relação que passei para a CSSda Barão Homem Mello aqui em BH na qual tem seu gerente pos vendas
(LEONARDO e sua assitente Simone, ambos extremamente atenciosos para com seus clientes , otimo atendimento) entao segue
abaixo a relação de itens que informei a eles antes da realização da Manuntenção Revisão dos 2500 mas cheguei la com 2986km.

1. VOLANTE PRECISA DE ALINHAMENTO

(REPARADO)

2. REGULAGEM DO FAROL SO ESTA FUNCIONANDO NO FAROL ESQUERDO

(REPARADO troca do fusivel)

3. BARULHO NA DIREÇÃO QUANDO VOCE ANDA EM PISTA DE CAL茿MENTO E FAZ CURVA MUITO ACENTUADA

(SEGUNDO ELES EXISTE UM PROBLEMA PARA O J3 E O TURIN QUE JA ESTA EM ESTUDO MAS QUE NAO COMPROMETE
NO QUE DIZ RESPEITO A DURABILIDADE DOS COMPONENTES DA DIREÇÃO)EU COMO PROJETISTA de industria automotiva
nao fiquei muito satisfeito, mas dei credito devido ao bom atendimento por parte da JAC da Barão.

4. BARULHO NA REGIÃO DO PORTA MALA QUANDO PASSA EM CALÇAMENTO

(REPARADO SEGUNDA A CSS, POREM AINDA NAO FUI NAS PISTAS DE CALÇAMENTO PROXIMO A MINHA CASA,
APARENTEMENTE CORRIGIRAM ALGUNS PONTOS QUE APRESENTÃO FOLGA ENTRE O REVESTIMENTO DO PORTA MALAS JUNTAMENTE
COM O ENCOSTO DO BANCO TRAZEIRO MAIS A TAMAPA DO PORTA MALAS,)

5. BARULHO NA REGIÃO DO PORTA TRAZEIRA ESQUERDA QUANDO PASSA EM CALÇAMENTO

(REPARADO PELA CSS. MESMA CONDIÇÃO CITADA ACIMA)

6. FAZER A CISTALIZAÇÃO PARA TIRAR OS RISCOS DA EPOCA DE QUANDO COMPRAMOS ( PROMETIDO PELA JAC )

(SEGUNDA A CSS FICOU PARA SER FEITO GRATUITAMENTE NA REVISAO DE 5MIL AS CONDIÇÕES CLIMATICAS AQUI EM BH NAO ESTAVA BOA
PARA SER FEITO POR AGORA.)

7. PASTILHAS DE FREIO CANTANDO MUITO (FICARAM DE OLHAS NA REVISÃO)

(REPARADO PELA CSS)

8. BANCO ESTÁ FAZENDO BARULHO QUANDO PASSA EM CALÇAMENTO OU REGIÃO QUE TREPIDA, BANCO TRAZEIRO 60/40 O ENCOSTO 60 NA TRAVA

(REPARADO PELA CSS, COMO O BANCO É DE COURO , FICOU UM ACUMULO DE MATERIAL NA REGIÃO DO PONTO DE ACORAGEM DO ENCOSTO ONDE ELE TRAVA,
FOI FEITO UM RECORTE , E AGORA ESTA TUDO OK.

9. ACABAMENTO DA ALAVANCA DO FREIO DE MÃO ESTA GIRANDO (COM FOLGA)

(FEITO A TROCA DO COMPONENTE PELA CSS GRATUITAMENTE , AGORA ESTA OK)

10. ACABAMENTO DA MANOPLA DO CAMBIO DE MARCHA ESTA COM PONTA CORTANTE.

(FICARAM DE REPARAR NA PROXIMA REVISÃO)

11. PALHETA DO LIMPADOR DIANTEIRO/TRAZEIRO Na ESTA DRENANDO A AGUA. ( VARRENDO A AGUA),

(FEITO A TROCA DE AMBAS AS PALETAS GRATUITAMENTE PELA CSS.)

12. MARCADOR DE COMBUSTIVEL ESTA DEMORANDO A SUBIR QUANDO ABASTECE.

(RESETADO CENTRAL ELETRICA PELA CSS, FUNCIONANDO PERFEITAMENTE.)

13. CONSUMO ESTA RELATIVAMENTE ALTO DE 9KM A 10KM POR LITRO.

(ESTOU FAZENDO UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE LITRO X KM, PARCIALMENTE ESTA DANDO 12,3KM CIDADE AR PARCIAL LIGADO.

14. VIERAM 2 PARAFUSOS SOLTOS DENTRO DO CARRO.

(VERIFICAMOS QUE É DO REVESTIMENTO QUE FICA ATRAZ DO VOLANTE FEITO O REPARO PELA CSS)

15. ACABAMENTO ATRAZ DO VOLANTE ESTA SOLTO

(FEITO O REPARO PELA CSS,)

16. ESTA COM UMA SERIE DE BARULHOS INTERNOS RUMOROSIDADE INTERNA SO ?PERCIPTIVEL QUANDO PASSA EM CAL茿MENTO OU EM ASFALTO INRREGULAR.

(AINDA NAO FIZ O TESTE NA PISTA DE CALÇAMENTO PROXIMO A MINHA CASA MAS PARCIALMENTE ESTA TUDO OK)

17. Roda do lado esquerdo fazendo barulho ( velocidade acima de 60km) parecendo que tem bucha estourada ou rolamento, ou ate mesmo prego nos pneus.

(ALEGARAM QUE ERA UM PEDAÇO DE ARAME QUE ESTA NO PNEU , APARENTEMENTE O BARULHO NAO APARECEU.

sENHORES foram estes itens listados acima mais os da revisão de 2500km, feito no periodo de +/- 48hrs pela CSS, um trabalho de muita atenção
e cuidado por parte da equipe pos vendas da JAC da Barão Homem de MElo aqui em BH, senhores fica a pergunta qual outra montadora
nacional faria isso por nos cliente ? É importante avaliarmos sim todos os detalhes do que é oferecido para nos,e mais ainda
do que é oferecido no pos vendas, vejam bem alem dos problemas que tive naquele relatorio de 1800km que fiz e postei aqui,
relacionei tds estes itens , nos quais fui atendido educadamente e com total atenção por parte do senhor Leonardo e a Simone na Jac da barão,
Reforço a cada dia a confiança e credibilidade q tenho com a JAC.
Visto que se levarem a diante esta proposta tem tudo para ser uma grande montadora neste pais , alias nao so aqui mas no mundo,
PRoblemas ? estão tendo sim claro , cabe a nos clientes listarmos citarmos discutirmos e informar a JAC quanto a todas estas ocorrencias
so assim reforçaremos e valorizaremos o produto que estamos comprando, td projeto novo esta sujeito a erros e acertos,
e os acertos por parte do J3 e do Turin estão alem dos erros, ou seja são poucos os erros e quanto antes listarmos discutirmos
e informar a JAC tão logo seram reparados e assim teremos um grande produto com grande custo beneficio.

Fica a dica mais uma vez e meus sinceros agradecimentos a toda equipe de Venda e principalmente pelo empenho e dedicação
por parte da equipe pos vendas da JAC da Barão Homem de Mello ( Leonardo e Simone )

Um abraço e ate o relatorio dos 5000km

LEANDRO VITOR

Ver perfil do usuário

Mensagem por renato em Qua Nov 02, 2011 8:49 pm

Monmartin escreveu:RAGM,

Para roubar algum objeto de um carro parado na rua com "qualquer coisa dentro", basta encostar com a moto, mandar uma pedra no vidro, subtrair o objeto e cair fora, com alarme tocando ou não. Tudo isto ocorre muito rápido.

Roubar bateria de JAC pra quê? Nos primeiros 2 anos todos estarão com suas baterias novas e, salvo alguma rara exceção, todas funcionando.

Roubar peça do gabinete do motor do JAC desta forma pra quê? Não tem mercado pra ela.

Roubar aquele estepe fininho e de bitola diferente pra quê? Não tem mercado paralelo pra ele.

Agora, se você instalar por conta própria um caro kit multimidia no painel, aí pode deixar realmente algum ladrão tentado a roubá-lo porque isto tem mercado paralelo para venda.

Realmente se vc for pensar dessa forma não faz sentido roubar, mas já viu como é no Brasil... a bateria pode servir para vários fins por ex, uma bateria novíssima (já que todos os J3 não tem mais de 6 meses) pode ser adaptada em qualquer carro. Outra coisa, o cara pode preferir roubar objetos de um carro que não tem alarme (neste caso) a um que vá ficar disparando e correr o risco. Eu estou realmente preocupado e essa semana que vem vou tentar resolver o problema, não tentei ainda pq não tive tempo.

renato

Ver perfil do usuário

Mensagem por JCabral em Qua Nov 09, 2011 4:27 pm

Olá pessoal, como vão?

Meu nome é Julio Cabral, trabalho com Marlos Ney Vidal (do Autos Segredos) no jornal Estado de Minas. Queremos fazer uma matéria cobrando uma posição oficial do fabricante em relação ao conserto da falha.

Gostariam de participar da matéria?

Aguardo contato.

Um abraço,

Julio Cabral
Vrum - Estado de Minas
31-3263-5207

JCabral

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Qua Nov 09, 2011 5:49 pm

Veja também em:

http://jacclube.forumeiros.com/t66-falha-no-projeto-j3#441

pois foi aberto aqui neste forum um outro tópico sobre o mesmo tema

Monmartin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Adriano em Sex Nov 11, 2011 4:21 pm

Eu fiz o teste no meu J3 e não aconteceu isso não.

Adriano

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paulo Marques em Dom Nov 20, 2011 4:29 pm

PREZADO AMIGO COMO MENCIONADO ANTES O JAC NAO TEM MERCADO DE PEÇAS PARALELAS SENDO ASSIM MENOS UMA PREOCULPAÇÃO NOSSA, EM CASO DE FURTO JA CONTAMOS COM O SEGURO MAIS BARATO DO BRASSIL... ENFIM..... PRA QUE SE PREOCULPAR. FORTE ABRAÇO PAULO MARQUES RJ. SO PRA REGISTRAR; NAO TIVE NENHUM TIPO DE PROBLEMA COM O MEU JAC...

Paulo Marques

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: